domingo, 20 de outubro de 2013

Projeto com página na web

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM/RS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO UFSM/RS ALUNO: Jaqueline Kempa Machado DISCIPLINA: Sala de Aula e TIC PROJETO DE OBJETO EDUCACIONAL ABERTO OU MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL Titulo: Conhecendo os Animais Palavras-chave: os animais, conhecimento , habitat. Justificativa: Neste Projeto Educacional realizaremos um estudo a cerca dos animais, assunto que é abordado nos Anos Iniciais com alunos do 2º ano. O assunto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grande grupo. Por ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas na construção de conhecimentos. Através do estudo dos animais procuraremos também colaborar para desenvolver na escola, um ambiente agradável e de bons relacionamentos, ampliando as relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores, mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades. Objetivo Geral: Conhecer e compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo. Objetivos Específicos. Conhecer várias espécies de animais e suas características. Identificar diferentes animais, relacionando-os ao seu habitat. Perceber a importância e utilidade dos animais na natureza e para o homem. Duração; 6h/aula Conhecimentos prévios: Que tem animais que vivem no zoológico. Alguns animais são conhecidos pelos alunos. De que os animais se alimentam, como vivem e para que servem Desenvolvimento - Estratégias e recursos Inicialmente vamos conversar com os alunos para saber sobre os conhecimentos prévios que os mesmos tem sobre os animais. Explorando e sugando deles o máximo de conhecimento que cada um tem. Além disso vamos falar também dos animais que eles acham que vamos encontrar no zoológico. A partir dessa conversa construiremos um livrinho com os nomes dos animais e o desenho do mesmo. Durante a saída de campo (visita ao mini zoológico do Seu Cassol na cidade de Santiago RS) os alunos irão levar o livrinho para marcar com um X todos os animais que desenharam e que observaram no Zoológico. Também enquanto estivermos circulando pelo zoologico para fazer a observação, as crianças serão instigadas a refletirem sobre a vida dos animais, seu habitat, alimentação, suas características, tipos, os que são selvagens, os domésticos e os domesticados. Após a saída de campo vamos retomar conversar sobre os animais que vimos no Zoológico e fazer um comparativo do nosso livrinho observando se todos os animais listados estavam presentes no Zoológico. Também discutiremos se o Zoológico é o habitat daqueles animais que estão lá. No Laboratório de Informática faremos uma pesquisa direcionada na internet sobre o habitat dos animais para ter um conhecimento maior sobre esse assunto. Também será encaminhada uma pesquisa para ser feita em casa pesquisando sobre o habitat dos animais. Em sala faremos a comparação entre os resultados obtidos nas diferentes pesquisas para então concluir o assunto sobre habitat. Na sequência faremos atividades de recorte e colagem de imagens de animais selvagens e domésticos, utilizando revistas. Para ajudar na fixação do aprendizado os alunos resolverão cruzadinhas, e quebra cabeça de animais. Também será montado gráficos com informações sobre os animais de estimação que cada um tem. Pesquisar através de revistas tipos de alimentação dos animais mais conhecidos pelos alunos. Na sequência, cada aluno construirá uma representação do animal que mais gosta utilizando argila e tinta guache para pintar. Escrever o nome dos animais e socializar. Fazer escrita espontânea sobre os animais que vimos no Zoológico e desenhos dos mesmos. Outras Estratégias: Videos Desenhos ( Tux Paint) Texto coletivo do passeio ao Zoológico. Leituras de historias Escritas de listas e Escrita espontânea ( Editor de Texto Writer) Musicas Problemas Recursos multimídias: TV – DVD – datashow - Máquina fotográfica - notebook – Tux Paint – BROfficewriter Avaliação Acontecera no decorrer do processo através da participação nas atividades realizadas, verificando a evolução nas produções escritas e na leitura, conhecimentos sobre o assunto trabalhado, conhecimentos matemáticos e científicos. Mapa conceitual NÃO FOI POSSÍVEL COPIAR. Blog professorajaquemachado.blogspot.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário