sábado, 20 de maio de 2017

Dicas de como saber se Uma Oração é Coordenada Assindética ou Sindética,Subordinada Substantiva ou Subordinada Adjetiva.

      Atenção pessoal da 303,304 e 306 do Terceirão Thomás 2017,que ainda têm dúvidas, sobre estes conteúdos!!! 
     Dicas de como saber se Uma Oração é Coordenada Assindética ou Sindética,Subordinada Substantiva ou Subordinada Adjetiva.
      A Coordenada Assindética ,não precisa de complemento e NÃO possui conjunção Coordenativa.
Exemplo: Preparei o almoço.
    Já a Coordenada Sindética possui conjunção coordenativa ( ,e, entretanto,ou..ou.porque,pois,entre outras) e podem ser classificadas em Orações Coordenadas Sindéticas aditivas (dando ideia de adição),Adversativa( dando ideia de contradição),Alternativa(dando ideia de escolha),Explicativa( detalhado algo) e Conclusiva( concluindo um fato)
Exemplo: Preparei o almoço / e chamei meus amigos.
Preparei o almoço- Oração Coordenada Assindética
e chamei meus amigos - Oração Coordenada Sindética aditiva ( devido a presença da conjunção coordenativa aditiva "e").
      As Orações Subordinadas Substantivas não têm sentido completo e podem ser Subjetivas( quando não há sujeito na oração Principal Ex: É bom que se estude.) É bom- oração principal Que se estude- Oração Subordinada Substantiva Subjetiva ,porque não possui sujeito na Oração Principal.
Objetivas Diretas,Objetivas Indiretas ,Completivas Nominais,Apositivas e Predicativas.
    # Outra dica: as Subordinadas Substantivas eu posso sustituir o " a conjunção Subordinativa da oração em que está esta presente por: isso,disso,nisso.
Ex: Paula tinha certeza / de que seria vitoriosa .
Paula tinha certeza - Oração Principal
de que seria vitoriosa- Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal ( devido a segunda oração completar o sentido do substantivo " a certeza", e ainda poderia eu poderia dizer que Paula tinha a certeza (disso) .
    Já as orações Subordinadas Adjetivas terão apenas duas classificações Oração subordinada Adjetiva Restritiva e Explicativa.A Explicativa ( encerra uma qualidade que é inerente de um ser, e a Restritiva refere-se a uma qualidade restrita de uma parte determinada e para identificá-las eu vou substituir a palavra " que " por o qual .da qual.os quais, para provar que esse é pronome relativo,pois as adjetivas têm pronomes relativos que retomam o substantivo da oração principal)
Exemplo: O homem,que é um ser mortal,julga-se superior.
O homem julga-se superior- Oração principal
que é um ser mortal- Oração Subordinada Adjetiva Explicativa,pois ser mortal é característica inerente de todo o homem.
    Já a Restritiva refere-se a uma parte de um todo.
Exemplo: A aluna que estudar passará no concurso.
A aluna passará no concurso- Oração Principal
que estudar ou ( a qual estudar) refere-se somente a uma parte ,pois só passarão as que estudarem,por isso vou classificá-la como Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

Nenhum comentário :

Postar um comentário